21 setembro 2007

O CANTOR BALTHAZAR E SEUS SUCESSOS INESQUECÍVEIS

BALTHAZAR ENTROU NA VAGA DEIXADA POR EVALDO BRAGA E EXPLODIU COM UMA COMPOSIÇÃO DE RAUL SEIXAS

Balthazar é dono de uma potente voz e intérprete singular. Não fosse o equívoco recorrente no seu repertório, poderia figurar entre os maiores do Brasil. Sua carreira tem desenvoltura bastante interessante, basta lembrar que ele começou cantando rock com Raul Seixas, Serguei e outros. Entre as dificuldades que enfrentou para deslanchar como roqueiro, preferiu a estrada fácil da música popular e seu consumo intenso. E se deu bem. O país inteiro, um dia já cantou os sucessos de Balthazar. Quem não se lembra das músicas Se Ainda Existe Amor, Sara e Carta de Amor? Verdadeiros hinos da década de 70.
Egresso do rock, Balthazar entra no mercado fonográfico encaixando-se na vaga que Evaldo Braga deixara na gravadora Phonogram com sua morte, em 31 de janeiro de 1973. O convite para Balthazar preencher a lacuna deixada pelo ídolo negro, veio do então diretor de produção da gravadora, Jairo Pires. Balthazar era amigo de Evaldo Braga e, apesar de ainda não ter gravado discos, sua voz era bastante elogiada pelos profissionais da área. Foi através do primeiro compacto, gravado em 1973, que Balthazar despontou para o sucesso comercial. A boa aceitação do público diante da música “Carta de Amor” (Balthazar) serviu de respaldo para que a gravadora avançasse para o passo seguinte: gravar imediatamente, o primeiro LP de Balthazar. Segundo os dados oferecidos pelo próprio cantor em 2005, o disco vendeu em seis meses a quantidade recorde de 1.500 mil cópias. Resultado suficiente para brecar qualquer temor da gravadora em relação ao sucesso do contratado.

A INJUSTIÇA QUE PERSEGUE OS ARTISTAS POPULARES

As coletâneas de sucessos de Balthazar estão disponíveis no mercado e vendem bem, mas até quando o público que gosta de artistas como Balthazar, terá que se contentar com as tais coletâneas, que enriquecem as gravadoras e desampara os artistas? Por que não fazer uma homenagem justa para o artista, fazendo um contrato por obra, gravando um disco atual? Seria uma saída para prestigiar o público e principalmente o artista. Se as gravadoras esperam de cada artista que lançam, que eles vendam como Ivete Sangalo vende, vai esperar muito e sofrer a crise lamentando ou culpando a pirataria. Sugestão para as gravadoras detentoras dos direitos de artistas como Balthazar: freqüentar as feiras que acontecem em diversos pontos do país, pra comprovação do sucesso que os discos (LP) desses artistas fazem diante da procura do público. No Rio de Janeiro, na Praça XV, aos sábados, os senhores vão encontrar discos de Roberto Carlos a 1 Real, Tom Jobim a 3, Jorge Benjor a 5 e Balthazar a 45 Reais. Na faixa do preço que se paga por um Balthazar legítimo dos anos 70, estão os discos de Odair José, Diana (quando aparece, pois seus discos, apesar da procura, raramente aparecem), Gilberto Lemos, Rosemary, Perla e muitos outros. Sem falar no preço que acompanha os LPs de Waldick Soriano, vendidos até por 100 Reais. Na faixa de 1 Real, a que Roberto se encontra, estão os LPs de Gal Gosta, Elis Regina, Caetano, Gil, Bethânia, Fagner, Marisa Monte, Titãs e a turma toda dos anos 80. Quando não conseguem compradores, os vendedores abandonam, deixando-os jogados pelo chão (que vergonha para os vendedores). Em contrapartida, ninguém dá mole para os discos de Odair, Diana, Balthazar e Evaldo Braga.

19 comentários:

Tibério disse...

É como muita satisfação que eu encontro um artigo falando BALTHAZAR!!!!
O que se pode esperar de um país que tem memoria curta, especialmente para aqueles artistas que era frequentadores de programas de auditorios.
O Balthazar é muitooo bom, quem conhece o seu repertorio, ha de se perguntar como um cantor desse fica no ostracismo???!!!!
Hoje mantenho a unica comunidade no Orkut de Balthazar que se tem noticia na internet, com musica, discografia, fotos,etc.
Detalhe nunca assisti ao vivo nenhun show e nem conheço pessoalmente
Um abraço!!!!
tiberio graco

Claudia Telles disse...

Nossa, faz tempo que quero saber notícias dele, o conheci na época em que ele estava hiper estourado com esa música.
Aliás,estou matando as saudades aqui no teu blog, vc achou coisas do arco da velha!
Beijos e parabéns.

Magno Paiva disse...

Tibério,
Fico muito grato por ter vc aqui comigo e também por vc manter o Orkut do Balthazar. Tudo q foi dito no artigo é a mais pura verdade. Gostaria de saber onde vc mora, pois um dia a gente pode se encontrar, para mim será um grande prazer conheçê-lo. Atualmente estou residindo em Fortaleza, meu tel p/ contato é (85) 3267-3862.
Grato.
Balthazar Góes Neto, o Cantor.

Josué Ribeiro disse...

Grato pelos comentários de vocês e em breve postarei uma matéria sobre o novo cd Breganejo do Balthazar. abraços sinceros.
Josué Ribeiro
diretor do blog

Anônimo disse...

Onde posso conseguir as músicas de balthazar para grava um cd? Adoro aquela música Sara... gostaria de uma resposta o mais breve possível.

Grata,

Josué Ribeiro disse...

Infelizmente não posso lhe ajudar. grato.

Tibério disse...

Amigo basta entrar na comunidade do balthazar no Orkut!!!
Lá vc encontra musicas, letras, noticias, shows e muito mais!!!!!
valeu!!!!!!!!!!!

NK MUSIC Produções disse...

[b][red]PARA CONTRATAR O SHOW DO CANTOR BALTHAZAR, LIGUE: (21) 8668-0623 / 2558-5191 - (91) 8170-4640

Cris-Japa disse...

Oxi, aqui em Recife vai ter show do Balthazar.

Aquelas carrocinhas de cds piratas sempre tocam sarah. e quando toca sempre vendo muito bem pq eu já vi e inclusive eu conheci Balthazar assim.

Já comprei um vinil dele , Cartas de Amor, e é verdade esta história de seus lps serem valorizados.

Quando eu pedi o Balthazar o vendedor me disse que conseguiria dali uns 5 dias. E me cobrou 15 reais. O que é caro pelo preço que se paga nos vinis ali na calçada. (geralmente 1 real; 3 reais. 5 se ele achar que é mais raro).

Sempre pergunto a algum amigo se conece Balthazar e se gostar faço questão de gravar o cd.

A popularidade de(14 faixas)... acho os arranjos melhores do que aquela outra coletânea de 20 músicas.

Valeu , gente por saber que muitas pessoas que gostam do grande Balthazar estão se movimentando.

Eu tenho um dvd , o primeiro dvd brega do brasil, que tem duas músicas, se quiserem eu posso ripar.

luzianequeirozz disse...

Eu gostaria muito de adquirir os CDs e DVDs do Cator Balthazar, que aprendi a admirar,

Luziane Batista - Fortaleza-Ce.

Francisco José disse...

É com prazer saber que existem pessoas que curtem o melhor da música brasileira, principalmente numa época em que a qualidade é o que menos importa.
A Balthazar como um icone da música popular brasileira de todos os tempos, só nos resta agradecer por nos ter deixado o legado de sua voz e de suas intepretações magnificas.
Espero um dia assitir a um show dele.


Francisco José-Juazeiro-Ba.

Maria do carmo disse...

Nossa, tive a honra de conhecer o Balthazar pessoalmente, ele fez um show aqui na minha cidade, Patos-Pb.,é um grande cantor, deveria estar na mídia. Onde estão os donos das gravadoras que não vêem isso? A casa de show lotou só prá assistí-lo. BALTHAZAR VOCÊ É MIL!

Anônimo disse...

Adorei ver a história do Balthazar...

Balthazar ( o próprio) disse...

Pra mim, é de uma importância muito grande de que existam pessoas que ainda se importam com a importância do amor. É como ver uma luz não no fundo do túnel e sim indicando um caminho,por isso é que eu ainda consigo entender o pq de continuar cantando e louvando eternamente DEUS.

NILODO SILVA disse...

Maravilhoso este Blog é uma maravilha. Adoro música antiga, pra mim são as que mais expresam os sentimentos. Adorei essa matéria sobre o Balthazar. Gosto muito das músicas dele e mais ainda gostei de saber que era parceiro do Raul Seixas, isso o faz ainda mais completo. Parabéns.

Anônimo disse...

Balthazar tem seu valor ,porem ele poderia ter melhorado um pouco o seu repertório. Pois alem de "Se Ainda Existe Amor" que é seu maior sucesso encontramos mais umas tres ou quatro boas canções as demais são sofriveis.É um grande artista ,porem minha opinião é esta.
Gostaria de ouvi-lo cantando melhores canções.

Abraços,
CSL

Jamil disse...

Um dos melhores cantores que já ouvi.
O LP "Cartas de Amor" é sem dúvida um dos melhores discos dos anos 70. Gostaria de vêlo nas prateleiras das lojas em formato de CD,e se possível, com encarte, letras, créditos, etc. E porque não, uma edição comemorativa. Os fãs de Balthazar irão agradecer!

F.M.L disse...

Muito bom esse blog!!
E realmente maravavilhoso q pessoas se prestem ainda a homenagear esse tao fantasticos artista q por vezes foram eskecidos no tempo!!!
PARABENS!!!

Jose Peccini disse...

Muito Bom este Blog,gostei muito das musicas, Balthazar é 10

Relembre a estreia de Ricardo Braga e a opiniäo de Roberto Carlos em 28/05/1978

A estreia da cantora Katia em 1978 cantando Tão So

Mate a saudade de Nara Leao cantando Além do Horizonte em 1978

1 em cada 5 Brasileiro preferia o THE FEVERS 26/11/1978

Elizangela canta Pertinho de Você no Fantástico em 1978

Glória Pires e Lauro Corona cantam Joao e Maria

CLA BRASIL E MARINÊS

DOCUMENTÁRIO SOBRE EVALDO BRAGA / 3 PARTES - ASSISTA NA ÍNTEGRA

Web Counters
PopularContacts.com

http://