02 julho 2007

MAURO CELSO O AUTOR DE FAROFA-FÁ E BILU-TETÉIA

Mauro Celso nasceu em 1951 na cidade de São José do Rio Pardo, em São Paulo. O cantor ficou famoso em 1975 após participar da segunda eliminatória do festival Abertura, da TV Globo. Enquanto cantava Farofa-fá, o público do festival delirava com o ritmo alegre e cantavam simultaneamente a música despretensiosa de Mauro Celso. Os jurados não gostaram da letra de Mauro, preferiram Carlinhos Vergueiro, com Como Um Ladrão e a música Muito Tudo, de Walter Franco. O público que naquela noite de janeiro de 75, lotou o Teatro Municipal de São Paulo, não sentiu nas músicas dos outros participantes, a mesma empolgação clara e vibrante de Farofa-fá.
O autor de músicas alegres e que conquistou todos os públicos, em especial o público infantil da década de 70, morreu em abril de 1989 amassado dentro dos destroços do carro que lhe conduzia ao encontro da mulher e do filho René. Mauro Celso estava em São Paulo fazendo shows e trabalhando muito, quando interrompeu as atividades para matar a saudade da família que morava em Iguape, cidade do litoral paulista. Na companhia de um amigo, ele dirigia seu carro quando perdeu a direção na velha rodovia de Iguape. O carro de Mauro Celso capotou diversas vezes e ele teve morte instantânea. Assim, aos 38 anos de idade, morria o cantor e autor de hit’s como Farofa-fá e Bilu-tetéia, músicas que ganharam as paradas do sucesso e estão cristalizadas na memória do povo brasileiro.
Mauro Celso foi lançado pela RCA no mercado fonográfico cantando duas músicas de sua autoria em compacto simples. De um lado do disco a comestível Farofa-fá, acompanhada por Coceira do lado B, ambas com arranjos do maestro Daniel Salinas. Com a música Farofa-fá, o cantor conquistou posição privilegiada dentre as dez músicas mais tocadas do Brasil, público de todas as idades e principalmente o público infantil. Ganhou as paradas do rádio e tornou-se famoso nacionalmente da noite para o dia, com uma letra que ele mesmo considerava simples e portanto popular.
A gravadora RCA, que já havia engordado com tanta farofa, lançou no mesmo ano, o LP de Mauro Celso. A nova música faria tanto sucesso quanto a primeira. As poucas pessoas que não gostaram de Farofa-fá, se renderam ao sucesso contagiante de Bilu-Tetéia, dançando alegremente nos bailes de carnaval. Bilu-Tetéia foi lançada no segundo compacto (duplo) de Mauro Celso, contendo além de Bilu-Tetéia, Coisa Com Coisa (Mauro Celso e João Barata), Fumaçá e Coceira, que tentava pela segunda vez entrar no gosto do povo, mas foi rejeitada por se parecer tanto com a original Farofa-fá. O LP Mauro Celso Para Crianças Até 80 Anos, veio envolto em alegria com 12 letras criativas e músicas contagiantes. Com direção artística de Osmar Zan e regências de Daniel Salinas, o LP trouxe ainda outros compositores além de Mauro, que assinou a maioria. Gabino Correa (pai da cantora Júlia Graciela) assina Mikitila e o compositor Joca de Castro participa como autor da música Olhar de Jacaré. O disco foi bem sucedido em vendagens e execução. Além de Bilu-Tetéia, a música Coró-Cocó, narrando a história do galo carijó, caiu no gosto da criançada e conquistou as rádios do país. Pelo sucesso que fazia com suas músicas, recebia convites de todos os estados do Brasil para fazer apresentações.

23 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome é Aristides Martins Junior, o Mauro era meu primo, quando ele morreu eu tinha apenas 9 anos mas me lembro muito bem de sua carreira!!!Queria saber se quem fez esse apanhado da vida dele possui algum disco dele, gostaria muito de uma cópia das musicas!!!!!! meu e-mail é tirynjr@yahoo.com.br!!!!! Se quiser me comunicar por e-mail pode ser!!!!!

Anônimo disse...

Noossa não sabia que ele tinha morrido... adorava a musica dele

georgiana guinle disse...

Querido Josué,fiquei simplesmente
extasiada com seu blog!
ele não é apenas o melhor
blog de música brasileira.
ele é simplesmente indispensável
para estudantes,músicos,jornalistas,
curiosos,apreciadores,...
Informações relevantes,conteúdo interessantíssímo,escrito
com talento ímpar e visceral maestria!!!
Maravilhoso!AMEEEEI...
Georgiana Guinle
sucesso total!!!

Josué Ribeiro disse...

Sou grato a todos o post's. Fico muito contente quando vejo que meu trabalho pela música popular ganha reconhecimento. Georgiana, você que é grande compositora, escritora de sucesso e uma simpatia de pessoa, me estimula com suas palavras de carinho e reconhecimento, a lhe fazer um convite para entrevista aqui no blog. grande abraço Josué

Romero disse...

Eu tinha esse disco, quando era criança. E tou há muito tempo tentando achar informações sobre esse cantor, que marcou tanto a minha infância. Alguém tem outras músicas, além de "Bilu-tetéia" e "Faro-fa-fá"?

Anônimo disse...

Eu tinha esse disco, quando era criança. E tou há muito tempo tentando achar informações sobre esse cantor, que marcou tanto a minha infância. Alguém tem outras músicas, além de "Bilu-tetéia" e "Faro-fa-fá"?

Romero disse...

Eu tinha esse disco, quando era criança. E tou há muito tempo tentando achar informações sobre esse cantor, que marcou tanto a minha infância. Alguém tem outras músicas, além de "Bilu-tetéia" e "Faro-fa-fá"?

Unknown disse...

Gostaria de saber se vocês conseguem cópia de uma música (canção para um ser só) gravada por uma cantora de nome "Bobby".
Agrageço se puderem ajudar antecipadamente.
Oddnivel

Anônimo disse...

SOU AMIGO DE INFANÇIA DO MAURO,E FOMOS CRIADOS PRATICAMENTE JUNTOS,SOU MORADOR DE OSASCO COMO ELE TAMBÉM ,SUA ESPOSA AINDA MORA EM OSASCO SEUS IRMÃOS TAMBÉM,AINDA SOMOS VIZINHOS,APELIDO DO MAURO PARA OS AMIGOS (MANO) ELÉ ME ENSINOU O QUE EU SEI A TOCAR VIOLÃO,SOBRE O ACIDENTE ELÉ NÃO MORAVA EM IGUAPÉ E SIM EM OSASCO,TODA SUA FAMILIA,MEU NOME E CLAUDIO E ME CHAMAVAM DE TEXERA APELIDO.

Anônimo disse...

olá josué, como disse na postagem anterior meu nome e claudio,moro em osasco e amigo do mauro,passamos infancia juntos,quero ti parabenizar por lembrar do meu amigo que infelizmente perdemos elé no acidante voltando de iguapé.ai vai meu email.(alveslima@globo.com.abraço ak do amigo.

Anônimo disse...

oddnivel disse...
Gostaria de saber se vocês conseguem cópia de uma música (canção para um ser só) gravada por uma cantora de nome "Bobby".
Agrageço se puderem ajudar antecipadamente.
Oddnivel

Domingo, 29 de Junho de 2008 22h09min00s FNT


E aí Oddnivel, conseguiu a canção que queria? Se precisar, tenho.

Anônimo disse...

Alguém tem uma música do Lenine de nome "As voltas que o mundo dá"? Se tiver pode me mandar? Ela foi tema na novela A história de Ana Raio e Zé Trovão. - Valeu! Medr.

Unknown disse...

essa pessoa ai, era meu tiooo
irmão da minhã mãe, filho da minha vó!!
Morava em Osasco simmmm, escorpiano, nascido no dia 10 de novembro de 194999999 ... morreu no dia 15 de abril de 1989 com 39anossss.. AFOGADO em Iguape...
a falta q ele faz, não tem farofa nem bilú q repare... sofro até hj... ele fazia bem p familia inteira. deixou saudades.. farpas., desgastes... mas nada na vida é por acaso... Tio Mano AMO VC!

Anônimo disse...

Queria pedir que a Vanessa, sobrinha do Mauro, entrasse em contato comigo. Conheci e fui amigo do Mauro, com quem fiz teatro e música, inclusive tendo participado das eliminatórias do Festival Abertura da Globo, junto com ele, através da RCA Victor. O Mauro tinha composições maravilhosas, que nunca foram gravadas e das quais desconheço o destino. Zé Pessoa => e-mail: contato@zepessoa.com.br.

Anônimo disse...

Me lembro perfeitamente do Mauro Celso e suas músicas alegres que deixaram saudades, ele tinha um programa na rádio difusora oeste de Osasco.

Saudades.

Henrique de Osasco

Anônimo disse...

Gostaria de saber o que Mauro Celso gritava apos o refrao da musica Farofa-fa. O Grito nao aparece na letra da musica quando se pesquisa na internet...

Anônimo disse...

tenho informações que fans e amigos do Mauro Celso talvez não saibam. Participei do conjunto que o acompanhava (Banda Matraka)antes e depois do sucesso. Tenho fotos e musicas inéditas do cantor.O mano que era seu apelido sempre foi excelente companheiro., e amigo. Lamentei muito sua partida. Se alguem quiser mais informações. meu Imail é quevedo.menck@hotmail.com Sds.

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

Anônimo disse...

Sou amigo do filho de Mauro teve com outra mulher em Osasco, nunca quiseram reconhece lo, é uma pena.

Anônimo disse...

O Mauro era uma pessoa muito especial. Ele vivia na minha casaem Osasco e Iguape, era super amigo do meu pai. Ele morava em Osasco, perto da minha casa. Como de costume, ele viajou para a minha casa em Icapara com meu pai para passar uns dias, como de costume. Em um desses diaa, ele foi para Registro com um amigo deles que morava em Icapara... meu pai ficou em casa. Sabemos que na volta, já estava escurecendo, o amigo estava dirigindo seu próprio carro e o Mauro estava tocando seu violão no banco do passageiro. quando este amigo perdeu o controle da caminhonete e caiu num rio, em Iguape. O Mauro bateu a cabeça e desmaiou. O amigo tentou salvar o Mauro, mas não conseguiu pois o cinto não soltava... O amigo se salvou, mas infelizmente o Mauro não. Cheguei a ver o violão dele quebrado... E detalhe, lembro de uma vez que ele falou a única forma que ele não gostaria de morrer, seria afogado... Tenho ótimas recordações dele. Foi o "tio" mais maravilhoso que já existiu. Eu tinha 9 anos quando ele morreu. Ele me ensinou a nadar... ele era simples, brincalhão e uma pessoa muito boa... tenha fitas de vídeo dele... da gente brincando... lembro-me do seu filho Rene que deve ter a mesma idade que eu. E de sua esposa, que já não me recordo mais do nome. Lembro-me do Sagui que ele tinha... Boas lembranças... é alguém que ficará para sempre em minha memória.

Maira

Anônimo disse...

Mauro Celso era amigo do meu pai lá em Iguape. Ele frequentava nossa casa em Icapara.
Eu tinha 9 anos quando aconteceu este trágico acidente com ele.
Lembro-me de quando ele cantava nas rádios ele mandava um Beijo para a menina dos olhos coloridos (pois eu tenho um olho de cada cor - um verde e outro azul).
Ficamos bem tristes na época e nos fez muita falta.

Unknown disse...

Eu era bem jovem na época, não lembro o ano, anos 70 ou início de 80, não sei, eu morava em Iguape e lembro que ele ganhou um festival de música na cidade, Iguape, com a música Farofa-fá. Talvez seja essa a primeira apresentação da música em festivais. Quando vejo Silvio Brito cantar essa música em seus shows logo lembro do autor, Mauro Celso Semensato. Só agora estou sabendo que ele partiu. Descanse em paz Mauro.

Unknown disse...

Eu trabalhei na empresa industria de confecções vila romana...lá tinha um colaborador ...eu acho que era irmão ou parente do cantor...seu nome era Ailton

Relembre a estreia de Ricardo Braga e a opiniäo de Roberto Carlos em 28/05/1978

A estreia da cantora Katia em 1978 cantando Tão So

Mate a saudade de Nara Leao cantando Além do Horizonte em 1978

1 em cada 5 Brasileiro preferia o THE FEVERS 26/11/1978

Elizangela canta Pertinho de Você no Fantástico em 1978

Glória Pires e Lauro Corona cantam Joao e Maria

CLA BRASIL E MARINÊS

DOCUMENTÁRIO SOBRE EVALDO BRAGA / 3 PARTES - ASSISTA NA ÍNTEGRA

Web Counters
PopularContacts.com

http://