11 setembro 2007

MAURÍCIO REIS O CANTOR DA MÚSICA VERÔNICA.

Ídolo da música popular, representante mor do estilo musical chamado “brega”, Maurício Reis morreu no dia 22 de julho de 2000 quando o carro que o conduzia, um Fiat Tempra, afundou nas águas da Barragem do Prata, que haviam inundado a pista da PE-109 por causa das fortes chuvas que caíam na região. Nascido na cidade de Santa Rita, na Paraíba, João Maurício da Costa adotou o nome artístico de Maurício Reis e teve uma carreira de 29 anos. O acidente aconteceu no distrito de Alto Bonito, em Bonito, no Agreste. Maurício Reis havia saído de Gravatá, onde morava há sete anos, para fazer um show em Xexéu, na Zona da Mata Sul. O carro estava sendo guiado pelo filho do cantor, o tecladista Maurício Inácio Costa, que sobreviveu ao acidente. Conhecido no Nordeste como o “Cantor das Rosas”, ele gravou 27 álbuns, entre LPs e CDs. Seus maiores sucessos são Verônica e Mercedão Vermelho.
O LP Fim de Noivado, lançado pela Phonogram em 1973, disco que contém o clássico Verônica (C. Blanco – versão de Fernado Adour), teve a direção de produção assinada por Luis Paulo e Hyldon Souza. Hyldon é o mesmo que em 1975 estourou no país inteiro com as músicas As Dores do Mundo e Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda, ambas de autoria do cantor. Ironicamente, no mesmo disco a música Lenço Manchado (Isaias Souza), narra a história de um acidente automobilístico. Um homem apaixonada recebe a notícia de que sua mulher havia morrido num acidente na estrada. Os demais ocupantes saíram vivos, somente seu amor havia morrido. O único bem que ficou do amor, foi um lenço manchado de sangue. Dramático!

17 comentários:

Anônimo disse...

"Lenço Manchado" é um hino da tragédia dramática. Vale a pena conhecer sua letra:

"Eu já não sei o caminho que devo seguir (seguir) / Ela jogou minha aliança pra depois partir (partir) / Um lenço branco acenava dizendo pra mim (pra mim) / Um sonho desfeito, pois sinto no peito a dor do meu fim. / Se existe a felicidade, justiça e amor (amor) / Por que, então, Deus me deu um destino de dor (de dor)? / Há poucas horas alguém a notícia me deu (me deu) / Quem eu tanto amava e me desprezava na estrada morreu. / Pois no local confirmei a notícia que deu-me alguém / Nesta estrada maldita foi-se a vida do meu bem / Todos estavam com vida, somente o meu bem morreu / Em desespero eu grito: eu quero morrer , meu Deus! / Quando os meus olhos a viram em pranto cai (cai) / A minha voz que tremia eu quase perdi (perdi) / O lenço que acenava manchado ficou (ficou) / Cobrindo seu rosto, meu grande desgoto: perdi meu amor."

Lembro que no mesmo LP "Fim de Noivado" está também a interpretação da música "Coração de Luto" (Teixierinha), que, na minha opinião, é a melhor interpretação já feita até hoje. Melhor que a do própria Teixeirinha.

Josué Ribeiro disse...

É meu caro Edilon, vc é realmente um apaixonado pela música popular do brasil. É sempre gratificante poder, ao abrir o site, deparar-me com um recado seu. Aliás, Edilon, vc tem sido um grande colaborador. Grande abraço do amigo

Anônimo disse...

Deve está havendo algum equivoco, pois há uns dois anos atrás o programa Linha Direta da rede globo, exibiu uma reportagem sobre o assassinato do filho do cantor. com ele dando declarações. A reportagem dizia que ele morava em Mato Grosso se não me falha a memória mas tenho certeza que não era na Paraiba.

Anônimo disse...

Adora a música Verônica. Maurício é um ótimo intérprete.

Unknown disse...

mauricio reis era Paraibano natural de Santa Rita mas realmente estava morando em Pernambuco. Ak ele era conhecido como o poeta do cravo branco.
Ainda hj a familia cobra indenização pelo acidente.

Anônimo disse...

é indiscutilvelmente uma figura fora de série

Anônimo disse...

Alguém tem o contato ou sabe como posso falar com a acessoria de imprensa ou o responsavel por direitos autorais de Maurício Reis?

Josué Ribeiro disse...

Olá Lívia. Deixe seu email para que as essoas que têm contato sobre o assunto, possam fazer contato com você. o editor do blog

Anônimo disse...

liviafunck@hotmail.com

Unknown disse...

gente\: onde posso encontrar a musica( canção ao amor que morreu)? fiko na espera
abraço

veu disse...

OLÁ GENTE MEU PAI SEMPRE CANTAVA ESSA MÚSICA PARA MIM QUANDO EU ERA CRIANÇA. E EU ADORAVA . HOJE EM DIA QUEM CANTA PARA MIM SÃO MEUS AMIGOS , CUNHADO, E MEU MARIDO. ACHO ESSA MÚSICA LINDA. ACREDITEM ESTOU CONHECENDO O CANTOR HOJE. É UMA PENA NÃO TÊ-LO VISTO ANTES.ESTA MÚSICA JÁ FICOU PARA HISTÓRIA. BEIJOS

alexsandra disse...

minha familia lembrou dele fiquei muito triste não sabia do acidente,sempre fui ver ele canta pois morava em cidade perquena do recife mas ele ainda e o maximo seja la onde estiver xau ....

ary N. Maia disse...

Grande cantor, a música Veronica
é o maior sucesso de Mauricio Reis.
Lembro desse lp título fim de noivado fez bastante sucesso nos anos setenta. abraços a todos
Ary. N maia.

vitor disse...

OLA AMIGOS DO MAIOR CANTOR MAURICO REIS AMIGO DE MAURICIO REIS AMIGO MEU ATE HOJE EU FICO EMOCIONADO QUANDO ESCULTO AS MUSICAS DE MAURICIO REIS EU PARTICULAMENTE TIVE O IMENSO PRASER DE CONHECER MAURICIO PESSOALMENTE UMA VEZ Q FUI EMPRESARIO DE AUGUNS CANTORES MAURICIO ATE HOJE SUAS MUSICAS ME FASEN LENBRAR DOS MEUS BONS MOMENTOS PRICIPALMENTE A MUSICA LENÇO MANCHADO Q ME LENBRA DE UMA NOIVA Q PERDI NO ACIDENTE AUTOMOBILISTICO. ETERNAMETE MAURICIO REIS. AMIGOS DO BLOGGER QUEM TIVER AUGO DE MAURICIO RES POR FAVOR ME ENVIA PARA MEU E-MAIL vitorgrafproducoes@hotmail.com

Unknown disse...

Tive o prazer muito grande de conhecer Maurício Reis ! Bom amigo,bela voz, confesso que era seu fan. Algumas vezês ao passar por João Pessoa, sempre que encontrava com Enock Pelágio, falava-mos sobre ele. Que pena que nos deixou cedo, mas tenho certeza que esse povo que tanto o aplaúdio e o admirou, jamais o esquecerá.

Roberto San

Anônimo disse...

sou fa de mauricio reis e um dos melhores cantores de todo planeta esse e o valor do maricio reis q/p/ mim ja mais morreu as suas musicas estao presentes em todos os meus dias espero viver mil anos p/ ovir sempre mauricio abraço amigos de mauricio reis o cantor p/ sempre nao coneci + lamento + comecei a ovir suas musicas em 1974 em belem para

Erick Nascimento disse...

Grande artista,humilde e talentoso,era Paraibano de Sta Rita, mais residia em Pernambuco na cidade de Gravatá,gravou grandes sucessos populares e está eternizado na memória e no coração de muitos fã assim como eu,bom para quem quiser rever este artista ao vivo entre no youtube/ericjoy54 coloquei 30 videos dele.

Grande abraço
Erick Nascimento

Relembre a estreia de Ricardo Braga e a opiniäo de Roberto Carlos em 28/05/1978

A estreia da cantora Katia em 1978 cantando Tão So

Mate a saudade de Nara Leao cantando Além do Horizonte em 1978

1 em cada 5 Brasileiro preferia o THE FEVERS 26/11/1978

Elizangela canta Pertinho de Você no Fantástico em 1978

Glória Pires e Lauro Corona cantam Joao e Maria

CLA BRASIL E MARINÊS

DOCUMENTÁRIO SOBRE EVALDO BRAGA / 3 PARTES - ASSISTA NA ÍNTEGRA

Web Counters
PopularContacts.com

http://