17 agosto 2007

CÉSAR SAMPAIO E SUAS MÚSICAS HIPER-REALISTAS. gravadoras cadê o César?




Você pode imaginar a cara do presidente Ernesto Geisel enquanto corria ao lado do senador biônico para prender uma prostituta correndo em câmera lenta na beira do cais?

Ela espera e não desespera na beira do cais / ela quer quem vier / quem trouxer / quem der mais... assim, iniciava a letra da música “Secretária da Beira do Cais” do cantor carioca César Sampaio. Morador do bairro Ilha do Governador, zona norte do Rio, iniciou a carreira bem no começo da década de 70. Ele foi um daqueles galãs do Sílvio Santos no programa Os Galãs Cantam e Dançam. O ponto alto da sua trajetória como cantor, veio com o sucesso nacional da música gravada em 1975. Não é preciso dizer o porquê de tanto sucesso em pleno regime militar com uma ode à prostituta, pois a própria letra explica o fenômeno. Em plena ditadura militar, a letra da música contava a vida de uma prostituta que lucrava com os homens de branco do cais, o dinheiro que levava para sustentar a família do interior. César era empresariado pelo midas Roberto Livi, ex-cantor da jovem guarda que fizera de Sidney Magal ídolo nacional. Outros sucessos na voz de César que disputaram primeiro lugar nas paradas foram De Repente, Uma Lágrima na Garganta e Vestida de Noiva, uma história triste da moça que se foi no dia do casamento. Músicas do LP Histórias de Amor, o segundo da carreira. Uma dica para o escritor revelação Thiago de Góes incluir nos seus contos.

A prostituta no centro da canção

Embora Odair José _que numa atitude passional, ameaçava deixar os cabarés vazios em 1973_ com Vou Tirar Você Desse Lugar, fosse o mais respeitado cantor do gênero, César não ficou pra trás. Sua letra representava a polêmica profissão, que sempre esteve atuante nos portos espalhados pelo mundo. A música Secretária da Beira do Cais foi tão executada quanto Vou Tirar Você Desse Lugar, as duas músicas fazem parte da enxurrada que fez tremer o mercado fonográfico nos anos 70, dando lucros para alguns e prejuízo para outros. Roberto Carlos viu de perto a vendagem dos seus discos despencar, enquanto a prostituta esteve no tema central das composições característica da década. Bartô Galeno também entrou na guerra e compôs com Abílio Farias Vou Fechar o Cabaré. ...chega de ser iludido/ enganado por uma mulher/ esta noite se eu ficar sozinho / eu vou fechar este cabaré... cantava impaciente enquanto a cerveja esquentava, o intérprete Abílio Farias. Os críticos não perdoavam e os sovavam com a cruel indiferença. Indignados pelo fato dos intérpretes que eles tanto exaltavam em recomendações exageradas, venderem quando muito, dez mil cópias.
César Sampaio gravou 6 LP’s, 20 compactos e 9 CD’s. No total, vendeu mais de 2 milhões de discos. Ganhou 4 discos de ouro e muitos troféus de vários programas de tevê, onde se apresentava constantemente. Nos áureos tempos da carreira, César se apresentou em importantes palcos brasileiro e em palcos de outros países, como Suíça e Chile, que lhe renderam calorosa e importante aclamação. César é compositor e dar continuidade a sua carreira fazendo shows pelo Brasil. Quando não está viajando, ele leva seu cachorro Said para se apresentar em concursos, e o esforço tem valido a pena, pois o cãozinho já abocanhou inúmeros troféus. O cantor continua morando no bairro carioca da Ilha do Governador.

5 comentários:

Louro disse...

Olá!
Gostei muito de seu blog. Sou da comunidade de "Pesquisadores de MPB" do Orkut.
Parabéns!
Lourival Augusto

Anônimo disse...

Esse Cesar Sampaio que se apresentou, hoje, no programa da Sonia Abrão, alegando total ausencia de recursos materiais é realmente o Cesar Sampaio?

José Benedito Martins e Maria Clarice Gonçalves disse...

Gostaria de saber porque Cesar Sampaio, ficou tão esquecido e acabou em depressão por conta de seus "AMIGOS"!!!!!Cantor que recebeu "DISCOS DE OURO"e encantava os apaixonados com suas lindas melodias!!!!Desejo que em 2012, vc Cesar Sampaio, seja reconhecido por seus milhares de fãs e lembrado por tantos "AMIGOS"...Que JESUS abençoe sua VIDA e ilumine seu caminho, ao encontro de muitas felicidades...Aquele abraço e um bjão no coração.

Anônimo disse...

Amigo Cesar fiquei sabendo desses seus problemas atraves da empressa
Pro cara liga pra mim,pois amigo é para essas horas dificeis vc sabe sabe que pode contar comigo.Abraço Juraci Carminatti

Anônimo disse...

Gostaria de fazer um movimento pela internet que ajude Cesar Sampaio, que teve tanta importancia na musica brasileira e hoje esta esquecido, precisando de ajuda financeira , ele so quer trabalho para poder pagar suas dividas !!!

Relembre a estreia de Ricardo Braga e a opiniäo de Roberto Carlos em 28/05/1978

A estreia da cantora Katia em 1978 cantando Tão So

Mate a saudade de Nara Leao cantando Além do Horizonte em 1978

1 em cada 5 Brasileiro preferia o THE FEVERS 26/11/1978

Elizangela canta Pertinho de Você no Fantástico em 1978

Glória Pires e Lauro Corona cantam Joao e Maria

CLA BRASIL E MARINÊS

DOCUMENTÁRIO SOBRE EVALDO BRAGA / 3 PARTES - ASSISTA NA ÍNTEGRA

Web Counters
PopularContacts.com

http://