20 dezembro 2008

O CRONISTA MUSICAL ESTÁ DE VOLTA MONTADO NO SEU CD TRIBUTO


O blog não poderia trocar de ano sem falar de Odair José, ícone da música popular do Brasil que já viu seu nome brilhar nos mais diversos letreiros espalhado pelo país. A foto acima é da revista Contigo, ano 73, na ocasião Odair José foi capa da revista com esta chamada "Nasce um ídolo", se você ampliar a foto vai ler que ele foi o único artista a vender tanto ou mais que Roberto Carlos. Odair José é aquela figura tímida, que não gosta muito de aparecer, mas que tem sempre algo para apresentar. Na trajetória do cantor as notícias ganham manchetes musicais, sem medo de errar, afirmo que Odair José é de fato o maior cronista de cotidiano que o país tem, há outros, mas Odair é o maior. Inseriu sem constrangimento a sogra, a prostituta, a vida sexual dos pais, o casamento, o divórcio, o parto, a felicidade, a mulher adúltera e por aí vai.

O CD TRIBUTO ESTÁ DE VOLTA E DESSA VEZ VOCÊ VAI COMPRAR, PROVE QUE VOCÊ REALMENTE GOSTA DA OBRA DE ODAIR JOSÉ


A OPINIAO DE ODAIR JOSÉ SOBRE O CD TRIBUTO

Quando estive com Odair José em 2006, em Brasília, na ocasiao para uma bela e agradável entrevista, o tributo era a notícia do mês, só se falava sobre o cd da Allegro Discos, Odair era a pauta da hora. Todo mundo estava falando bem e, o que pensava o homenageado? O que isso acrescentaria para a sua carreira tao extensa e já glorificada por sucessos e vendagens fenomenais? Era fato que o cantor estava muito esquecido pela mídia, tendo em vista que já foi assunto semanal nas principais revistas que cobriam o mundo das celebridades dos anos 70 e 80. Discretamente perguntei sem muita ênfase na pergunta: Gostou do cd Tributo a Odair José? "É um disco muito bem feito. De início, eu achei a idéia meio inocente, fazer um tributo a Odair José com bandas de rock independentes. Depois que eu ouvi, fiquei extremamente surpreso, não sei como conseguiram fazer do meu repertório, que nem é tanto, ficar tanto. É muito bem feito. Só é encontrado nas lojas chiques. É coisa para público A (risos). Eles descobriram músicas que cantei, e que algumas só cantei em estúdio, são apenas quatro músicas famosas, outras eles descobriram na pesquisa deles. Eu falei para o Sandro que teve a idéia de fazer o tributo, que tributo é pra quem já morreu. Dias depois eu sofri um acidente na piscina de casa e quase morri, fiquei dois meses em como, quando sai, disse que era o pessoal do tributo que já tinham previsto a minha morte". Foi assim, com a maior cara de felicidade, mas sem perder a sua marca de homem tímido, que ele falou sobre vida e morte num único assunto que move sua vida, a música.

ALLEGRO DISCOS FORTALECE A CULTURA COMO UMA PILASTRA LISTRADA (quero dizer que ela chama atençao)

Do outro lado da vida agitada do cantor goiano, uma luz ascende rumo ao topo da memória midiática para luzir o brilho de uma estrela que estava um pouco apagada, depois do polimento e de muita pesquisa, surge do fundo da história, da gaveta emperrada e posso dizer também, da mente de um jovem produtor, desses que refletem as mudanças do mercado fonográfico atual, a idéia de resgatar um gênio popular, um cronista musical que musicou tanto o fracasso como o idílio amoroso dos brasileiros. Sandro Belo é uma das colunas que sustentam o novo painel da música brasileira atual, representa a Allegro Discos que produziu e lançou no mercado o cd tributo a Odair José. Esta semana, em conversa por e-mail, com Sandro, perguntei sobre o cd e o relançamento. "Lembrando que em 2007 o mesmo CD tributo a Odair José recebeu o prêmio de melhor disco / projeto especial da APCA / SP e recentemente, figurou no livro organizado pelo Charles Gavin "300 discos importante da música brasileira". Comemora Sandro, praticamente contando mais uma vez com o sucesso que o cd fará na praça.

Como a Allegro Discos recebeu o prêmio da APCA, referente ao disco Tributo a Odair José?
Na verdade eu esperava que o trabalho fosse reconhecido, mas não tão depressa. Imaginava que teria críticas favoráveis mas não me passava pela cabeça receber este prêmio da APCA, o qual muito me orgulha. Sem contar grandes matérias em jornais, revistas, blogs, sites etc.

Você pode dizer quantas cópias foram vendida do disco no ano do lançamento?
O disco vendeu a primeira tiragem (3.000 cópias) em 2006 e mais 2000 cópias em 2007.

Qual a importância da obra do Odair José e o que ela representa para os novos músicos?
Creio que esta barreira que se criou entre a música "cafona" e a MPB é baseada muito em preconceito, mas não quero dizer que toda música rotulada de "cafona" tenha qualidade, mas sim dentro deste gênero existem sim muita produção excelente. Odair derrubou muitas barreiras e uma que podemos destacar é que ele foi o precursor duas décadas antes dos chamados discos acústicos, basta se ouvir com certa atenção o disco maldito "O Filho de Maria e José" de 1977.

ODAIR JOSÉ CADA VEZ MAIS CULT

Mas nao é só isso, Sandro apresenta mais uma novidade e esta nem o próprio Odair está sabendo, a música "Eu, você e a praça" foi inserida na trilha sonora do filme "Carmo", que descreve a louca história de amor entre uma jovem interiorana (Mariana), que sonha com emoções fortes. O roteiro, inspirado em um caso real, reproduzido em um jornal paulista, acrescenta detalhes inesperados, como o fato de o anti-herói andar em cadeira de rodas. Na longa jornada comum, o casal de errantes topa com outros tipos estranhos, como dois bandidos extravagantes, interpretados por Seu Jorge e Márcio Garcia, e um músico de bar de beira de estrada, vivido por Zeca Baleiro (O compositor também escreveu canções para a trilha sonora). Carmo fez sua estréia mundial no Festival de Varsóvia, em outubro. A participaçao no Sundance pode ser vista como a plataforma ideal para o início de carreira do filme nas Américas. Sandro Belo diz "O Odair ainda não sabe, mas é mais um reconhecimento ao imenso talento do mesmo". O diretor Murilo Pasta hesita na hora de apontar uma nacionalidade dominante em Carmo, co-produção entre o Brasil, a Espanha e Polônia, que representará os três países no Sundance Film Festival, o maior festival independente do mundo, de 5 a 15 de janeiro. Rodado entre Corumbá, em Mato Grosso, e São Paulo, com um elenco que combina atores espanhóis e brasileiros, como Mariana Loureiro (Abril despedaçado), Márcio Garcia e Seu Jorge, o longa-metragem será exibido na mostra competitiva World Cinema.

MAIS NOVIDADES

Odair José também vai estrear em breve no cinema, o diretor Armando Mendes está empenhado na finalizaçao do documentário que o diretor chama de conversa de compadres. "Meu doc com ele é praticamente o Odair por ele mesmo. Ele não quis mostrar a família e respeitei. Esse filme será o oposto do Evaldo Braga: enquanto nesse último só tínhamos fotos para usar e ele já havia morrido, então são pessoas falando dele, no caso do Odair vai ser ele falando dele, de música e de coisas variadas. Gravei uma ida dele à Colatina, para um show, onde enfoquei mais os bastidores do que o show em si, gravei com ele em estúdio voz e violão, um formato do tipo do Ensaio - do Faro - e gravei na casa dele - quase uma conversa de compadres". Armando, assim como Sandro Belo, também faz parte da nova cara da arte no Brasil, podemos tomar como partida, o DOC sobre o Evaldo Braga (disponível aqui no blog, lá embaixo) que sem dúvida alguma revela as intençoes e a produtividade de Armando. Agora é só aguardar o filme e depois correr pro cinema.

NAO DEIXE DE OLHAR ODAIR JOSÉ EM ENTREVISTA COM LORENA CALÁBRIA

Uma das melhore entrevista feitas com Odair

Primeira parte http://www.mundorecordnews.com.br/play/5a6bcc4f-3d6d-4eb2-af03-ba82381d4ead

Segunda parte http://www.mundorecordnews.com.br/play/364001b3-678b-4573-a04e-f196e7246e14

Terceira e última parte http://www.mundorecordnews.com.br/play/004c05e4-d1d9-40e3-99eb-fadcad7d1cad

p.s. me desculpem pela fata de alguns acentos no texto, problemas com o teclado.

2 comentários:

Diego Mascate disse...

Parabens pelo blog!
Encontreio-o na lista de favoritos do blog do dr. gori.

esse sandro da allegro e de goiania, ne...
ele tambem lançou o cd do Yoñlu.


estou curioso pra ver esse documentario sobre o Odair.


Alias... vc tem informaçao sobre o documentario recente sobre o Arnaldo Baptista dos mutantes:(pergunto)

Abraços!
]


wwww.myspace.com/diegodemoraes

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

Relembre a estreia de Ricardo Braga e a opiniäo de Roberto Carlos em 28/05/1978

A estreia da cantora Katia em 1978 cantando Tão So

Mate a saudade de Nara Leao cantando Além do Horizonte em 1978

1 em cada 5 Brasileiro preferia o THE FEVERS 26/11/1978

Elizangela canta Pertinho de Você no Fantástico em 1978

Glória Pires e Lauro Corona cantam Joao e Maria

CLA BRASIL E MARINÊS

DOCUMENTÁRIO SOBRE EVALDO BRAGA / 3 PARTES - ASSISTA NA ÍNTEGRA

Web Counters
PopularContacts.com

http://