19 dezembro 2006

CARMEN SILVA. A PÉROLA NEGRA DA MÚSICA POPULAR DO BRASIL

Apesar da fama dos cantores negros que são arremessados para o mundo, provenientes dos Estados Unidos, o Brasil também tem seus cantores negros. Com a diferença de que por lá, os cantores são incentivados e reconhecidos pela grande maioria. Talvez pela força do blues e do jazz, sons que nasceram do sofrimento, principalmente sentidos na pele dos camponeses. Mas por aqui, uma herança que se aproximaria do blues, seria talvez, o maracatu. Porém, não foi cultivado o bastante para ser referência na nossa música popular, não o suficiente, como gostariam alguns. Portanto, muitos críticos estranham quando um negro não canta e não quer cantar samba, a nossa pérola Carmen Silva passou por constrangimentos do tipo, quando ainda no começo da sua carreira, se viu diante da exigência dos produtores para que ela cantasse samba. Carmen não queria, e não se identificava com o gênero, também não queria ficar marcada pela cadência do samba, pois sua vocação era mesmo o romantismo. E foi no romantismo que ela se fez a maior representante do gênero. Suas músicas expressam sentimentos que vai do abandono ao encontro do amor. Quando em 1969, Carmen gravou o compacto com a música “Adeus Solidão” (Pickin Up Bebbeles), não contava com tamanha recepção do público, que comprou em menos de três meses, mais de duzentas mil cópias do disquinho. Seu nome já estava conhecido por aqui e sua fama corria pelo mundo, era idolatrada por angolanos e fãs espalhados por toda a América Latina. Sua voz é aguda e esconde um trovão, quando se ouve um disco da artista, fica-se na expectativa de que a qualquer momento ela vai explodir. Isso acontece com quase todas as gravações da eterna romântica Carmen Silva. Nas interpretações que deu para as músicas que gravou, mostrou um potencial vocal, tão afinado quanto refinado, porém sua expressão é muito popular. Sendo ela uma dama da música popular do Brasil, vendeu milhões de discos e viajou mundo à fora. Dezenas de músicas da artista fazem parte da memória do brasileiro, citando algumas, chegamos em Meu Primeiro Amor, O Amor É Um Bichinho, Amor Com Amor Se Paga, Espinho Na Cama, Segura Na Mão de Deus, Meu Velho Pai e muitas outras músicas fidelíssimas ao gênero que consagrou Carmen Silva.
Os pesquisadores e museólogos devem ao país, uma explicação sobre a vida e a obra desta grande artista da música popular do Brasil. Carmen faz parte da história da música e do disco, principalmente da aprovação pública, que a elegeu como estrela da música popular. Está mais do que na hora de se fazer respeitar os nossos artistas, e começando pelos mais injustiçados no quesito cantores populares do Brasil, seria uma boa. O Museu da Imagem e do Som, poderia criar uma categoria para oferecer ao público carente de informação sobre artistas como Carmen Silva e incluir além dela, outros grandes nomes como Waldik Soriano, Claudia Barroso, Lindomar Castilho, Odair José, Paulo Sérgio e Evaldo Braga. A categoria poderia receber o nome de Astros da Música Popular do Brasil.
Hoje, Carmen Silva é evangélica e canta músicas voltadas para o segmento gospel. Mais do que cantora, hoje a artista é uma levita, uma adoradora e suas músicas não falam mais de sofrimentos, nem de amores mal resolvidos, mas de amor eterno, de vitória e de salvação. O único nome constante na obra atual de Carmen, é o nome de Jesus Cristo. Acredito que os milhares de compradores de seus discos, são abençoados pela voz e sinceridade nos sentimentos da artista, principalmente pelo teor da mensagem. Antes de qualquer rótulo, ela é uma mulher negra, brasileira e determinada. Atenção para Carmen Silva!

4 comentários:

Anônimo disse...

eu sou um português, fan de carmen silva. ao som de "adeus solidão" comecei meu namoro com minha esposa. é pena que ela tenha tão poucos discos gravados (pelo menos que eu conheça). quando fui ao brasil há 2 anos atrás, procurei obter comprando o maior número possivel dos seus cds mas fiquei decepcionado pois a maioria eram repetições, tipo "best of". por isso apelo a quem tenha músicas dessa fantástica cantora que me as possa ceder, mesmo que seja em mp3.
jose mario
esmoriz - portugal
joebarbosa@sapo.pt

Anônimo disse...

adoro a carmem silvia;aqui aonde eu moro ela ainda e muito susseso na minha opiniao ela foi umas das melhores cantora q/ ja eu vi, e se ela hoje e evangelica

muito beijo carmem silvia
sou sua fã e sempre serei

Alberto de Almeida Sampaio (Painho) disse...

Parabens pela pesquisa e publicação da história de "A Pérola Negra". Estou homenageando-a em meu blog: As melhores cantoras do Brasil de A a Z.Chegou a vez de Carmem Silva, e preciso saber eu que cidade ela nasceu? Resposta para painhoadj.blogspot.com

Anônimo disse...

Carmen Silva nasceu na cidade de Veríssimo MG

Relembre a estreia de Ricardo Braga e a opiniäo de Roberto Carlos em 28/05/1978

A estreia da cantora Katia em 1978 cantando Tão So

Mate a saudade de Nara Leao cantando Além do Horizonte em 1978

1 em cada 5 Brasileiro preferia o THE FEVERS 26/11/1978

Elizangela canta Pertinho de Você no Fantástico em 1978

Glória Pires e Lauro Corona cantam Joao e Maria

CLA BRASIL E MARINÊS

DOCUMENTÁRIO SOBRE EVALDO BRAGA / 3 PARTES - ASSISTA NA ÍNTEGRA

Web Counters
PopularContacts.com

http://